Tudo sobre
Clareamento Dental
Um sorriso atraente é o desejo da maioria das pessoas, por esse motivo o Clareamento é o procedimento mais buscado pelos pacientes. Ele pode ser feito de forma confortável, rápida e segura. Estudos comprovam que a conquista de um sorriso branco possui um impacto positivo na autoestima, promove maior confiança na comunicação, influenciando positivamente tanto as relações de trabalho como as conquistas amorosas, além de ser um agente de promoção de saúde, uma vez que a manutenção do cuidado com os dentes se torna uma prioridade.
Por que os dentes ficam amarelados?
Dois fatores são responsáveis por escurecer os dentes. As manchas externas, que são as manchas causadas por bactérias cromogênicas, cigarro, bebidas ou alimentos com corantes. Elas são removidas com a profilaxia, a famosa limpeza dental, que é feita previamente ao clareamento.
Já as manchas intrínsecas ficam dentro do esmalte dentário e são resultado do envelhecimento, excesso de flúor na formação dos dentes, uso de tetraciclina na infância, fatores genéticos ou trauma dentário. Essas manchas são resolvidas apenas com o processo de clareamento.
Como funciona?
O gel clareador é um íon de baixo peso molecular que irá penetrar os prismas de esmalte e chegar à dentina, camada mais interna, aonde ele irá dissociar, quebrando as cadeias de carbono longas e os pigmentos que dão a tonalidade escurecida aos dentes. O resultado dessa quebra molecular é a tonalidade mais clara dos dentes. Ele é totalmente seguro e não compromete a estrutura dentária, desde que realizado por um profissional capacitado.
Tempo e duração
O clareamento é um procedimento não-invasivo e os resultados podem ser notados desde a primeira sessão. Usualmente, são realizadas 2 ou 3 sessões de uma hora de duração cada. Os achados clínicos individuais irão orientar quanto à técnica de clareamento, a concentração do gel e a necessidade do uso de pastas ou selantes na preparação dos dentes, a fim de garantir o controle total da sensibilidade.
A longevidade do clareamento pode variar entre 2 a 5 anos, a depender dos hábitos do paciente, do seguimento das orientações de higiene e das consultas de check up semestrais. Para aqueles pacientes cuja demanda estética é mais alta, o tempo mínimo para fazer o retoque do clareamento é de um ano, mas é importante saber que a cor amarelada que os dentes possuiam antes de ser feito o clareamento não volta mais.
Resultados
O clareamento proporciona dentes bonitos, rejuvenescidos, de aparência saudável e com naturalidade. A tonalidade é individual e o papel do dentista é chegar ao ponto de saturação dos dentes, ou seja, o tom mais claro possível para cada pessoa. É importante esclarecer: muitas vezes vemos pessoas cujos dentes apresentam um aspecto excessivamente branco, fruto de lentes de contato exageradas, não podendo ser confundidas com o resultado naturalmente belo do clareamento.